Serviço Geológico do Brasil e Agência de Cooperação Internacional do Japão querem novas parcerias

Por Conexão Mineral 03/07/2024 - 19:25 hs
Foto: Luiz Silvestres/SGB
Serviço Geológico do Brasil e  Agência de Cooperação Internacional do Japão querem novas parcerias
Reunião ocorreu na sede do SGB

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) iniciaram diálogos que podem abrir novas oportunidades de parcerias entre os países, no campo das geociências. Na segunda-feira (1/7), representantes da instituição japonesa se reuniram com os brasileiros, na sede do SGB, para dialogar sobre a retomada de projetos de cooperação.

Há mais de 30 anos, o SGB atua em parceria com a JICA, por meio de Projetos de Recursos Minerais e do Projeto para Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais (GIDES). O sucesso desse trabalho conjunto evidencia que as instituições estão alinhadas e há potencial para ser explorado em outras áreas, como ressalta o assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte.

"A JICA é um dos principais agentes de financiamento e apoio à cooperação para o desenvolvimento. Essa parceria interinstitucional é importante não só para superarmos os desafios de infraestrutura em geociências, mas para facilitar o estabelecimento de redes de cooperação com instituições de outros países, sobretudo africanos e latino-americanos", afirma Duarte. Conforme definido na reunião, o SGB apresentará à JICA as áreas e ações de interesse, que podem ser contempladas em projetos futuros.

Ao lado da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e da Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GTZ), a JICA é uma das principais agências de apoio ao desenvolvimento internacional do mundo.

Oportunidades para capacitação profissional

Na reunião, os representantes da JICA apresentaram o Programa de treinamento (para mestrado/doutorado) da área de mineração "Human Resources Development in the Mining Sector/Desenvolvimento de Recursos Humanos no Setor Mineiro". Em setembro, pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil poderão se candidatar. Essa iniciativa é desenvolvida por meio do Programa Kizuna (Programa de Formação de Recursos Humanos para a América Latina e o Caribe, na Redução do Risco de Desastres Naturais).

Representaram a JICA na reunião Akihiro Miyazaki, representante-chefe do Escritório da JICA Brasil; Yoshitaka Hosoi, senior advisor (JICA Matriz); e Christiane Hatano, coordenadora de Projetos da JICA Brasil. O SGB foi representado por: Rafael Duarte, chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais; Marcos Ferreira, assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais; Anne Giselle Guimarães, assistente da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial; e Cimara Monteiro, assessora da Diretoria de Infraestrutura Geocientífica (DIG).

Participaram remotamente da reunião: Edgar Shinzato, chefe do Departamento de Informações Institucionais (DEINF/DIG); Artur Mattos, coordenador-executivo do Departamento de Hidrologia (DEHID/DHT); Geovani de Costa, coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial (DEGET/DHT); e Deborah Mendes, geóloga da Assessoria para Assuntos Internacionais (ASSUNI).